quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Mapa da Eleição 2018


É certo que vivenciamos uma das eleições mais conturbadas dos últimos anos para presidente e ninguém pode negar, contudo como ficou distribuído espacialmente por município dos votos? A NEXOS elaborou alguns mapas espacializando dos votos por município levando em consideração a vitória do futuro presidente, o desempenho, os votos brancos, nulos e onde houve a mudança de candidato.
(Texto: Hemerson da Silva)

para ver os mapas click aqui

(Fonte do Mapa: NEXOS)

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Imagens de satélite mostram destruição do tsunami na indonésia

As fotos mostram os locais, antes e depois da destruição provocada por tsunami que atingiram a região de Palu em Donggala na semana passada. Segundo fontes a tragédia deixou mais de 1200 mortos e 59 mil desabrigados




Fonto: via @europapress

terça-feira, 2 de outubro de 2018

Prorrogado prazo para realizar o Cadastro Ambiental Rural



Ainda restam 36% da área de imóveis rurais do País não registrada é o que indica o estudo “Código Florestal: a abrangência e os ‘vazios’ do CAR – quanto e quem falta”. O estudo foi motivado pelo novo adiamento da data limite de realização do registro destes imóveis rurais.
Neste contexto, o estudo procurou mapear qual seria a área cadastrável dos imóveis rurais brasileiros a partir de uma abordagem geográfica e espacial utilizando bases cartográficas. Segundo um dos realizadores deste estudo, Luis Fernando Guedes Pinto - Gerente do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (IMAFLORA), este novo tipo de abordagem conseguiu estimar uma área cadastrável de 502 milhões de hectares, 26% maior que os 298 milhões de hectares da referência adotada pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB).
Participaram também da pesquisa em conjunto com IMAFLORA, o GeoLab (Esalq/USP), Lagesa (UFMG), Royal Institute of Technology e o Observatório do Código Florestal. Lembrando que o novo prazo para realizar o cadastro vai até o dia 31 de dezembro deste ano e é importante que os agricultores cadastrem suas propriedades.
“O CAR foi um grande avanço na gestão territorial nacional e tem nos permitido conhecer cada vez melhor o território brasileiro e identificar as necessidades de aprimoramento das nossas bases cartográficas e fundiárias”, conclui Raoni Rajão, da Lagesa-UFMG. 
Para ler a notícia na integra click aqui

Fonte: Agrolink

TAGs: CAR, Cartografia, Geoprocessamento

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Ultimas vagas


Seguem abertas as inscrições para as turmas do Curso de geoprocessamento instrumental, do mês de outubro. Neste curso, os interessados entraram em contato com os conceitos essenciais ao desenvolvimento da análise espacial e do mapeamento temático.

O mesmo terá duração de 20 horas, sendo dividido em dois módulos: 
1) Teórico, o aluno terá contato com os principais conceitos de cartografia, geoprocessamento e gestão da informação e 2) Prático, terá a possibilidade de interagir com uma plataforma de sistema de informação geográfica (SIG), importante para executar rotinas e realizar análise espacial, bem como fundamental para elaboração de mapas.

Para realizar inscrição ou reservar vaga click aqui.